sexta-feira, 18 de maio de 2012

Socialismo




Socialismo

 

Afinal, o que é Socialismo? É apenas aquela forma de governo que foi adotada nos países do Leste Europeu e que ruiu no início da década de 90 ? É o regime de Cuba que resiste heroicamente, no quintal dos EUA ? Ou aquele tipo de estrutura adotada na China? Eu achei melhor, ao invés de explicar o que possa ser considerado ou não Socialismo, colocar links para uma série de site na Internet, onde cada um vai poder fazer uma análise daquilo o que se pensa, hoje,  como socialismo, em suas várias colorações, do rosa (ou melhor "da rosa" da social-democracia ao vermelho do marxismo-leninismo).
Esta não é uma forma de fugir ao debate, ao contrário é o melhor método de se colocar todas as cartas na mesa, e jogar limpo, mostrando que não são apenas aqueles que não tem nada, os que podem ganhar com o verdadeiro Socialismo.
O Socialismo é uma doutrina que prega a estatização dos meios de produção, e a falta de classes sociais, numa sociedade sem desigualdades.
A utopia igualitária já esteve presente por todos os cantos, desde o cristianismo primitivo, passando pelos puritanos da revolução inglesa do século XVII, até as lutas por melhores salários dos trabalhadores das primeiras fábricas européias, nos séculos XVIII e XIX. Essas lutas, aliás, sinalizavam o surgimento de um novo sistema, inicialmente na Europa Ocidental: o capitalismo, com duas novas classes - a burguesia, dona dos meios de produção e capital e o proletariado, responsável pelo funcionamento das máquinas, donos de sua força de trabalho.  E, ao contrário das outras classes marginalizadas ao longo da história, este proletariado detinha o poder de parar a produção, ao cruzar os braços, em greve.
O surgimento do proletariado trouxe consigo novas ideologias voltadas para a redenção da classe, como o anarquismo e o socialismo. Os socialistas desenvolveram várias teorias sobre como chegar ao poder através de movimentos populares. Foram dois teóricos alemães, Karl Marx e Friedrich Engels, que formularam uma proposta mais acabada de socialismo, no fim do século XIX.
Para Marx, o proletariado aparecia como a única classe social capaz de destruir de uma vez por todas a exploração do homem pelo homem, ao destruir o capitalismo, chegando ao poder pelo caminho da revolução. No poder, os trabalhadores se encarregariam de eliminar as diferenças sociais, o que assinalaria a passagem do socialismo ao comunismo.






Acessem o melhor site de pesquisas e trabalhos escolares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário