segunda-feira, 28 de maio de 2012

Costumes Indígenas


Educação é Diversão!
www.trampoescolar.com



Costumes Indígenas


            As principais atividades indígenas são as que são usados recursos naturais. Nelas se destacam a caça, pesca, coleta, plantação, e produção de instrumentos para desenvolver essas atividades. O trabalho é dividido por idade e sexo: as mulheres cuidam da casa, as criança da roça e o homem é responsável pela defesa, caça e colheita de alimentos.
            A caça é muito bem estruturada. Eles estudam o hábito de cada animal para depois caçá-los. Já na pesca, são usados vegetais como o timbó (a planta timbó possui um veneno que atordoa o peixe) nas iscas facilitando na caça. Além da vara de pescar os indios ultilizam outros métodos como as armadilhas. Uma delas é o pari, uma cesta funda com uma abertura por onde o peixe passa atrás da isca mas
não consegue sair. A maioria dos índios utilizam a agricultura como um dos principais métodos de sobrevivência, o principal método usado pelos índios é o de abrir uma clareira na floresta, deixar os troncos caídos secarem no solo e depois colocar fogo. Após isso o terreno estava pronto.
            Uma característica interessante nos indígenas são os ritos, um método simbólico de representar ações ou épocas especiais. No Brasil muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Esses ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras situações.
            As tribos indígenas também possuem seus mitos e heróis. Os mitos nada mais são que as idéias e modos de ver as coisas passadas de geração em geração. Ao contrário dos católicos, a maioria das tribos pouco acreditam num Deus supremo, criador de todas as coisas. Os índios também creêm em heróis místicos, responsáveis pela criação de rituais, arte e costumes.
            Uma curiosidade, e muito questionada até hoje pelos brancos, é o infantinicídio de gêmeos por parte das tribos. Isso se dá, pois eles acreditam que, ao nascer gêmeos, uma das crianças encarna o bem e a outra o mal. Para acabar com isso, os índios tratam de acabar o mais rápido possível com ambas as crianças ou, em tempos recentes, com o que nascer por último.

FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão


Para visualizar todo conteúdo de geografia do BLOG clique aqui. 




Acessem o melhor site de pesquisas e trabalhos escolares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário