segunda-feira, 28 de maio de 2012

FONTES DE ENERGIA - Solar, Eólica, Nuclear, Hidráulica.

FONTES DE ENERGIA

Solar

A energia solar utiliza os raios do sol para a produção de energia elétrica. A energia solar não é firme, pois não é possível prever com precisão se vai fazer sol ou chuva. A energia solar é de fato uma alternativa energética.
Os sistemas ativos de calefação solar incluem aparelhos especiais que utilizam a energia do sol para esquentar ou esfriar estruturas existentes. Os sistemas passivos implicam projetos em que as próprias estruturas utilizam a energia solar para aquecimento e refrigeração. Por exemplo, nesta casa, um "espaço solar" serve de coletor no inverno, quando as persianas estão abertas, e de refrigerador no verão, quando estão fechadas. Paredes grossas de
concreto permitem oscilações de temperatura, já que absorvem calor no inverno e isolam no verão. Os depósitos de água proporcionam uma massa térmica para armazenar calor durante o dia e liberá-lo durante a noite.

Eólica


A energia elétrica eólica é obtida a partir de um sistema de hélices que aproveita a força dos ventos. Mesmo com toda a tecnologia atual, não é possível prever a ação dos ventos e isso pode provocar falhas no abastecimento.

Fóssil


Instalação que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás em uma caldeira projetada para esta finalidade específica. As usinas movidas a urânio são mais comumente chamadas de usinas termonucleares ou simplesmente usinas nucleares. O funcionamento de todas as centrais termelétricas é semelhante, independentemente do combustível utilizado. O combustível é armazenado em parques ou depósitos adjacentes, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica. Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. O vapor é resfriado em um condensador e convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.



Nuclear


A energia nuclear é uma energia "firme", mas sua importância requer uma tecnologia sofisticada, exige grandes investimentos e envolve sempre grandes riscos para o meio ambiente.
Construída em Angra dos Reis, município a 150 quilômetros do Rio de Janeiro, a primeira usina nuclear brasileira tem sido motivo permanente de polêmica, desde o início da obra, em 1972. Só em 1985, porém, começou a operar comercialmente. Até 1993, havia gerado apenas a quantidade de energia equivalente a dois anos de funcionamento. Seu custo ficou mais de dez vezes acima do orçamento inicial. Com capacidade de 657 MW, a usina recebeu o apelido de "vaga-lume", pelo número de vezes que foi preciso desligá-la.


Hidráulica


A energia hidrelétrica é obtida a partir do aproveitamento da força das águas. Para isso, é necessário construir uma barragem em um rio e acumular água em grande quantidade em um reservatório. A água é conduzida por um túnel e faz girar as turbinas, produzindo eletricidade. A partir daí, a eletricidade é transportada às subestações por meio de linhas de transmissão. Das subestações, a energia chega aos consumidores por meio de linhas de distribuição. De todas as fontes de energia, a hidrelétrica é a mais importante para o Brasil.

FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão



Para visualizar todo conteúdo de geografia do BLOG clique aqui. 




Acessem o melhor site de pesquisas e trabalhos escolares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário