segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

RENASCIMENTO - Literatura Portuguesa


Literatura Portuguesa

RENASCIMENTO

Com o século XVI começa uma nova etapa. Os descobrimentos provocam profundos câmbios na sociedade em todos os campos, não só no campo econômico, mas também no social, político e ideológico.
Impõe-se uma nova atitude em todos os aspectos da vida e cria-se uma cultura profundamente antropocêntrica e racionalista, que exalta o poder do homem para dominar a natureza através da razão, e que se opõe frontalmente com a cultura teocêntrica da Idade Média. A valorização do humano, a admiração pela antiguidade e a adoção de modelos e formas literárias clássicas deram lugar àquilo que denominamos Renascimento, Humanismo ou Classicismo.
O Renascimento inspira-se na cultura clássica através dos textos recuperados e que foram esquecidos durante a Idade Média, assimilando o espírito da antiguidade greco-latina. Mas no caso português são muitos os estudiosos que negam a existência de um Renascimento literário num sentido lato e falam só dum Maneirismo, um estilo caracterizado pela fuga das regras clássicas e equilibradas, a rejeição da naturalidade e uma procura da originalidade, do novo e do surpreendente. Este período abrange a segunda metade do século XVI e as primeiras décadas do XVII.

Autores da Época
GIL VICENTE
Gil Vicente representa uma posição de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Temos poços dados acerca da sua vida mas sabemos que nasceu na segunda metade do século XV e que foi o organizador das festas da Corte e o seu dramaturgo. O seu grande prestígio permitiu-lhe uma posição crítica de forte interesse.
Está considerado como o fundador do teatro português mas tem também obras escritas em espanhol e obras de caráter misto onde emprega o espanhol e o português. Nos seus escritos podemos observar uma temática que costuma dividir-se em quatro grupos: pastoril, cavalheira, religiosa e de crítica social.
Os dois primeiros mostram a união do seu autor com a Idade Média. Nas obras pastoris encontra-se o tópico da adoração à Virgem pelo nascimento de Jesus e um desejo de  moralização. Nas obras de cavalheira continuam a mostrar uns valores caducos.
A temática mais importante na obra de Gil Vicente é a religiosa, onde encontramos os profundos problemas ideológicos do século XVI e também a temática da crítica social, onde se descreve a nova sociedade portuguesa.
MARIDO: Fomos na volta do mar
quase a quartelar:
a nossa Garça voava,
que o mar s´espedaçava.(...)
AMA:      Porém vindes muito rico?(...)
MARIDO: Se não fora o capitão,
Eu trouxera a meu quinhão
Um milhão, vos certifico.

SÁ DE MIRANDA
Sá de Miranda foi um autor com uma sólida formação humanística que adquirira numa estada na Itália e que definira a sua obra. Os seus principais escritos são as éclogas, as Cartas e os sonetos, pois o teatro que escreveu tem menos valor.
Na sua temática vemos uma forte atitude moralizadora que realiza através da oposição entre a cidade e o campo. A cidade mostra a degradação da sociedade portuguesa que estava a esquecer os seus verdadeiros valores que para o autor se encontram na pureza do campo.
Não me temo de Castela
donde inda guerra não soa,
mas temo-me de Lisboa
que, ao cheiro desta canela,
o reino nos despovoa.

ANTÓNIO FERREIRA
António Ferreira é o poeta mais italianizaste do Renascimento português. A sua obra divide-se em lírica e em dramática.
Na sua poesia aparece uma tendência reflexiva de crítica da sociedade que os descobrimentos tinham criado. Mas é o sentimento amoroso de inspiração petrarquista, totalmente idealizado, o aspecto mais importante nos seus poemas.
Dos mais fermosos olhos, mais fermoso
rosto qu´entre nós há, do mais divino
lume, mais branca neve, ouro mais fino,
mais doce fala, riso mais gracioso
A obra mais famosa dele é a tragédia Castro, com um tema muito tratado na literatura portuguesa: os amores entre Dona Inês de Castro e o Infante D. Pedro. Uma obra que possui os principais elementos da tragédia grega: as três unidades, a presença do destino como força fatal e a moralização


LUÍS DE CAMÕES
Luís de Camões representa a síntese do Renascimento português e é o seu máximo expoente.
Na sua obra lírica destaca fortemente a cultura renascentista e a influência petrarquista. A poesia amorosa camoniana responderá aos tópicos da exaltação da mulher amada, mas constitui-se numa das mais profundas reflexões sobre o sentimento amoroso.
Amor é um fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamente descontente,
É dor que desatina sem doer.
A natureza também constitui outro dos temas mais usuais, não só como lugar onde se desenvolve a ação mas como motivo em si próprio embora os cenários sejam totalmente artificiais e respondam somente a modelos estéticos.
Devemos também referir a sua reflexão da sociedade portuguesa à que critica pelos seus vícios e os seus novos modelos de vida.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Na épica, a obra mais importante é Os Lusíadas, a mais traduzida de toda a literatura portuguesa. Nesta obra conta-se a história de Portugal através de dez cantos onde o povo português é o principal protagonista, sendo consideradas as suas lusíadas, as suas façanhas, como superiores inclusive às dos modelos gregos e latinos. A temática fortemente vinculada ao momento em que foi escrita tem uma ideologia expansionista, guerreira e nobiliária, mas tem também como motivo principal a exaltação do esforço e do valor humano.
Os Lusíadas tem também uma finalidade moralizante que é mostrada no fim de cada canto e onde se elogiam os valores próprios do Humanismo, como a onipotência do homem e do esforço humano e o valor da glória e da fama como recompensa.
Camões também cultivou o teatro mas não está à altura das demais criações.
A PROSA NOS SÉCULOS XVI E XVII.
O século XVI é a época do maior desenvolvimento da historiografia em Portugal, devido fundamentalmente ao impulso que dão os descobrimentos.
As viagems à Índia e as conquistas africanas são os principais temas de uns escritores, que serão cronistas da Coroa e que têm como objectivo, não o interesse pela história objectiva mas a exaltação nacional.
Também as ordens religiosas tiveram os seus cronistas privativos, que farão uma exaltação das suas respectivas ordens.
Em 1580 Portugal perdeu a sua independência e foi integrada na Coroa castelhana até ao ano 1640. Nesta época abre-se um novo período literário que é o Barroco.

BIBLIOGRAFIA
Ø            ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA e ÓSCAR LOPES, História da Literatura Portuguesa. Porto editora. Porto, 1996.
Ø            ANTÓNIO JOSÉ BARREIROS, História da Literatura Portuguesa. Ed. Pax. Braga, 1989.
Ø            ÁNGEL MARCOS y PEDRO SERRA, Historia de la Literatura Portuguesa.Luso-Española de Ediciones. Salamanca, 1999.
Ø            JOSÉ LUIS GAVILANES y ANTÓNIO APOLINÁRIO Historia de la Literatura Portuguesa.Cátedra. Madrid, 2000.







FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)


www.trampoescolar.com - Trabalhos Escolares, Educação e Diversão! ENEM, VESTIBULAR, TRABALHOS ESCOLARES DE TODAS AS MATÉRIAS COMO: BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!!
tudo grátis -> trabalhos escolares prontos, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica egeologia. Trabalhos Escolares, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, Encontre aqui trabalhos escolares prontos gratis, faca sua pesquisa escolar em milhares de trabalhos prontos e artigos revisados.
Monografia, monografias, trabalhos prontos revisados, tcc tema. Milhares de trabalhos prontos, monografias, teses, tcc .... trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.
Trabalhos Escolares - Cola da Web coladaweb trabalhos-escolares O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda
Cola da Web - Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares Prontos, Encontre aqui trabalhos escolares e acadêmicos prontos grátis, faça sua pesquisa escolar em milhares de artigos, lista de resumos, downloads de livros e Imagens de trabalhos escolares
Brasil Escola - Educação, vestibular, guerras, pedagogias, Trabalho escolar, trabalhos escolar, trabalho pronto escolar, trabalho escolar pronto, biblioteca virtual, educação, escola, apostilas, trabalhos escolares,
Trabalho Escolar - Pesquisas Escolares - Grupo Escolar O Grupo Escolar é um canal de estudos repleto de pesquisas escolares sobre diversos temas. Faça seu trabalho escolar aqui e estude muito!
Trabalhos Escolares - como fazer, orientações, partes de um, trabalho.htm trabalho escolar, como fazer, pequisa, partes, etapas, dicas.
Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares, pesquisa-escolar de beleza indescritível poderia ter inspirado os elogios de Caminha à nova terra. Internet · Universidades. Páginas de Pesquisas. Trabalhos Escolares▻
Monografias Prontas & Trabalhos Prontos Escolares Trabalhos escolares, Trabalhos Prontos e Monografias Prontas para entrega. Elaboramos trabalhos escolares, monografias prontas, trabalhos prontos e Trabalhos de Qualidade Prontos, Assistência a Qualquer Trabalho, TrabalhosFeitos - Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos; Trabalhos, TrabalhosFeitos é uma crescente comunidade de trabalhos escolares e Anúncio relacionado a trabalhos escolares
TCCs Prontos Exclusivos trabalhosprontos Pesquisas relacionadas a trabalhos feitos trabalhos prontos trabalhos feitos anhanguera trabalhos feitos em casa trabalhos feitos


Nenhum comentário:

Postar um comentário