quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Abafadores x Isoladores de Som - Acústico

Barulho de tirar o sono

Gostei imensamente de ver suas respostas e também o assunto é muito importante. As construtoras deveriam ser mais criteriosas. E aproveitando, tenho um problema. Minha sala divide uma parade com a cozinha do vizinho e todo o barulho da cozinha, inclusive a água da pia, faz um tremendo barulho. Já coloquei isolamento acústico e nao adiantou nada, gastei muito dinheiro e tive que retirar o isolamento, pois ficou a mesma coisa. O que devo fazer?

Abraços,Heli
Olá Heli,
Obrigada pela audiência!
Antes de mais nada o que você se refere a isolamento acústico? As pessoas confundem os abafadores de som com isolantes de som. Os abafadores ou absorvedores são tipos de produtos no mercado que podemos encontrar desde painéis de madeira, espumas onduladas, tecidos pesados, materiais que vibrem com o som e quebrem o paralelismo do ambiente deixando o som mas atenuado e audível  e menos eco.
Os isolantes de som são para barrar barulho externo para dentro e vice-versa; barreiras feitas de material de preferência sólido, tipo parede de tijolo maciço, paredes duplas de drywall com preenchimento de lã de rocha, vidro duplo laminado em caixilho de PVC…
 
Sequência de imagens de difusores acústicos
Sequência de trabalho realizado para isolar o barulho de um elevador ao lado: trabalho com drywall. (Todos os trabalhos foram feitos por uma empresa especializada em tratamento acústico: a Pro-Acustic).
Não sou PHD em acústica, mas acho que dá para entender as diferenças das ações que as pessoas precisam tomar em cada caso. Se precisam isolar ou absorver um ruido interno.
No seu caso Heli, o indicado é fazer nova parede e tijolo maciço. Trabalhoso? Sem dúvida, mas você vai melhorar uns 80% a 100% do problema.
Boa sorte!