sábado, 9 de junho de 2012

VOLEIBOL - Histórico e Características do Jogo.


HISTÓRICO


O Voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C. Morgan , diretor de educação física da Associação Cristã de Moços ( ACM ), na cidade de Holyoke , em Massachusets , nos Estados Unidos da América do Norte.  O nome original do novo esporte era minonette.
Nessa época , o esporte em moda era o basquetebol , que tinha sido instituído apenas há três anos por Nasmith e que rapidamente se difundiria . Era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Por sugestão do Pastor Lawrence Rinder , Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante á de Tênis , a uma altura de 1,83m , sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida , surgindo assim o esporte que mais tarde seria denominado voleibol.
A primeira bola usada no voleibol ( câmara de bola de basquetebol ) era muito pesada , e , por este motivo , Morgan solicitou à firma A. G. Stalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido esporte. A citada firma , após varias experiências , acabou satisfazendo as exigências feitas por Morgan.
No inicio aquele esporte ficou restrito a cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era o diretor. Numa conferência levada a efeito na Universidade de Springfield , entre diretores de educação física dos E.U.A. duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração do esporte a pouco criado. Depois desta demonstração o voleibol difundiu-se por Springfield e outras cidades de Massachusets e Nova Inglaterra.
Em Sprigfield , o Dr A.T. Halsted , depois de observar o novo esporte , sugeriu que o seu nome fosse mudado de minonette para voleibol , tendo em vista a idéia básica do jogo era jogar a bola de lado para outro , por sobre a rede , com as mãos.
O primeiro artigo sobre o jogo apareceu publicado no número de julho de 1896 do Physycal Education. Seu autor , J. Y. Cameron de Búfalo , Nova Iorque , escreveu: “O voleibol é um novo jogo , exatamente apropriado para o ginásio ou quadra coberta , mas que pode , também , ser praticado ao ar livre. Qualquer número de pessoa pode pratica-lo. O jogo consiste em deixar a bola em movimento sobre uma rede alta , de um lado para o outro , e apresenta , assim , as características dos outros jogos , como o tênis e o andebol”
A primeira quadra de voleibol tinha as seguintes medidas: comprimento – 15,35m ; largura 7,625m. A rede tinha a largura de  0,61m. O comprimento era de 8,235 , sendo a altura de 1,98m ( chão ao bordo superior ). A blao era feita de uma câmara de borracha  coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência 67,5cm e o seu peso era de 255 a 340g.
O voleibol surgiu na América do Sul , por intermédio do Peru . no ano de 1910 , através de uma missão contratada pelo governo Peruano , junto aos E.U.A. , com a finalidade de organizar a instrução de primária no país. Os membros desta missão foram os senhores Joseph B. Lochey e José ª Macknight. Trabalharam de comum acordo na modificação dos progamas de educação física para crianças , que surgiram nessa época e careciam de jogos. Os jogos ensinados foram o basquetebol , o voleibol e o andebol , mas não chegaram a ultrapassar as fronteiras do país. Somente em 1912, em Montevidéu , no Uruguai , com a apresentação e o incentivo do voleibol pela ACM, surgiram as primeiras sementes que produziram os frutos desejados.
No Brasil dizem uns que ele foi praticado , pela primeira vez , em 1915 no Colégio Marista de Pernambuco , e outros que o mesmo foi introduzido por volta de 1916/17 , pela ACM de São Paulo.
O primeiro campeonato Sul-Americano de Voleibol masculino e feminino patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos , entidade que controlava esse esporte , foi realizado no Ginásio do Fluminense F. C. , no Rio de Janeiro , no período de 12 à 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil , no masculino e feminino.
A Confederação Brasileira de Volley-ball foi criada em 09 de agosto de 1954 e teve como seu primeiro presidente o Sr Denis Hattaway.
A federação de Internacional de Volley-ball foi fundada em 20 de abril de 1947 , em Paris , França , sendo o primeiro presidente o Sr Paul Libaud tendo como fundadores os seguintes países: Brasil , Egito , França , Holanda , Hungria , Itália , Polônia , Portugal , Romênia , Tchecoslováquia , Iugoslávia , Estados Unidos da América do norte e Uruguai.
Em setembro de 1962, no Congresso de Sofia , o voleibol foi admitido como esporte olímpico e a sua primeira disputa foi  por ocasião das Olimpíadas de Tóquio ( Japão ) , em outubro de 1964 , com a presença de 10 países no setor masculino: Japão , Romênia , Rússia ( URSS ) ,  Tchecoslováquia , Bulgária , Hungria , Holanda , Estados Unidos , Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão Olímpico de voleibol masculino foi a equipe da Rússia ( URSS ) , vice campeã a  Tchecoslováquia , em 3º lugar o Japão , 4º lugar a Romênia , 5º lugar a Bulgária , 6º lugar a Hungria , 7º lugar o Brasil , 8º lugar a Holanda , 9º lugar o Estados Unidos e 10º lugar a Coréia do  Sul. No feminino foi campeão o Japão , vice campeã a Rússia ( URSS ) , em 3º lugar a Polônia , 4º lugar a Romênia , 5º lugar os Estados Unidos e 6º lugar a Coréia do Sul.
A confederação Sul-Americana de Volley-Ball foi fundada em 12 de fevereiro de 1946 , no Brasil , e teve como seu primeiro presidente o Dr Célio Negreiros de Barros.
O criador do voleibol , Willian C. Morgan, faleceu em 27 de dezembro de 1942 , com 72 anos de idade.


CARACTERÍSTICAS DO JOGO


O voleibol é um esporte coletivo , que confronta duas equipes compostas de 6 jogadores cada uma , em uma quadra dividida por uma rede. AQ bola e jogada através de toques dados ,  com as mãos ou braços.
O objetivo do jogo é que cada equipe envie a bola regularmente por cima da rede para quadra oposta, cuidando para que a bola não caia no solo de sua própria quadra.
A bola é colocada em jogo pelo jogador de defesa direita ( posição I ). Ele executa o saque , golpeando-a por sobre a rede para a quadra oposta.
A equipe tem direito de tocar a bola por três vezes ( além do contato do bloqueio ) , até devolve-la para a quadra adversária. Não é permitido a um jogador tocar a bola por duas vezes consecutivas ( exceto quando bloqueia ) .
A bola continua em jogo até que a bola caia no solo , vá para “fora” ou a equipe não a devolva corretamente para a quadra oposta. No voleibol , uma seqüência de jogadas iniciadas pelo saque denomina-se um “rally”. Somente a equipe que sacou pode marcar um ponto ( exceto no set decisivo ). Quando a equipe que recebeu o saque ganha um “rally”, obtém o direito de sacar ( no set decisivo também marca um ponto ) e seus jogadores mudam de posição , efetuando um movimento de rotação sempre no sentido dos ponteiros do relógio. A rotação garante que todos os jogadores possam jogar na rede , quanto no fundo da quadra.
Uma equipe ganha um  set quando atinge 15 pontos , com um mínimo de 2 pontos de vantagem sobre os do adversário e vence um jogo ganhando 3 sets. No caso de um empate em 16 pontos ( 16 X 16 ) , a equipe que primeiro marcar o 17º ponto vencerá o set com apenas 1 ponto de diferença. No set decisivo ( tie- brek ) , em caso de empate ( 14 X 14 ) o jogo prosseguirá até que se obtenha uma vantagem de 2 pontos. Não há limite de pontos.             



FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário