quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio + 20 - O que é? - Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável



- Conferência Internacional da ONU Rio+20.
- Pontos fundamentais para o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente.
- 20 à 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Introdução:

Nosso planeta é formado por um ecossistema perfeito, onde todas as fontes de energia se transformam e se reciclam, animais são divididos em espécies que formam uma hierarquia de cadeia alimentar, as plantas favorecem a melhoria do solo e do ar. Todo esse conjunto forma a natureza.

Apesar desse ciclo perfeito, infelizmente nós seres humanos, acabamos com estes recursos, degradando e desequilibrando o ecossistema, através de desmatamentos, poluição do meio ambiente e, caça ou pesca exagerada. Grande parte disso, ocorre com o desenvolvimento urbano e industrial, além da falta de educação e consciência ambiental de alguns.

Porém, os grandes países começam a ver cada vez mais que é necessário preservar e revitalizar o que já não está bom. É de fundamental importância para que possamos continuar a ter animais e cultivo para alimentação, e água potável para nossa sobrevivência.

As conseqüências já começam a ser sentidas em alguns lugares do mundo, como países com seca extrema, falta de água potável, extinção de diversas raças de animais, empobrecimento do solo, trazendo dificuldade no plantio.

Com esse perigo eminente a todos, os grandes países vão realizar uma conferência internacional chamada Rio + 20, onde serão discutidas formas de transformar o planeta em algo que vive lado a lado com a natureza, pesando na preservação ecológica e na recuperação de áreas degradadas.

Rio + 20: O que é?

O Rio + 20 é uma conferência internacional da ONU (Organização das Nações Unidas) 20 a 22 de junho de 2012, vão estar presentes líderes de 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários outros setores da Organização. O evento tem esse nome porque será realizado aqui no Rio de Janeiro, e há exatos vinte anos após a primeira conferência do gênero, a Eco92.

"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância." – Gandhi

Na Eco92 foram discutidos diversos tratados para tentar melhorar o desenvolvimento aliado ao meio ambiente, muitos foram descumpridos e outros nem chegaram a ser assinados, apesar disso a conferência trouxe uma iniciativa de preocupação com os recursos naturais.

Objetivo

O principal objetivo da Rio+20 é renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no planeta Terra. É portanto uma segunda etapa da Cúpula da Terra (ECO-92) que ocorreu há 20 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Principais temas que serão debatidos:

- Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente;
- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;
- Maneiras de eliminar a pobreza;
- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário