sexta-feira, 1 de junho de 2012

Motivo do Apagão




          A falta de chuvas nas cabeceiras, leitos de rios e áreas de captação de represas e reservatórios das usinas hidrelétricas comprometeram a geração e,
conseqüentemente, o fornecimento e distribuição de energia elétrica em diversas regiões do país para o período de seca, que normalmente tem início no mês de  maio e se estende até o mês de dezembro.
Para minimizar as conseqüências da falta da geração de energia e impedir a ocorrência de "apagões" (queda ou interrupção do fornecimento de energia elétrica), o Governo Federal estabeleceu medidas a serem aplicadas, a partir  do mês de junho deste ano, visando reduzir o consumo de energia em geral  nas residências, setores produtivos e comerciais, entidades públicas e privadas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo,  Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Piauí, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte. Os estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins e Maranhão integram o plano de forma parcial.
Para avaliar e propor medidas específicas foi criada a Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica e baixadas normas reguladoras  (Medida Provisória, Decreto, Resolução) para fixação  do Programa Emergencial de Redução do Consumo de Energia,  com a estipulação de metas de redução de consumo, bônus e penalizações
A economia de energia elétrica e também de valores das contas implicam na racionalização de uso, conscientização e mudança de hábitos de todos que moram ou trabalhem no bem imóvel. Os conhecimentos das normas a serem aplicadas e do programa de redução ·proposto também são de fundamental importância. 
Assim e frente a um caso concreto, analise sua conta de energia elétrica para realizar o planejamento, que se faz necessário. Verifique e defina onde serão feitos os cortes e os equipamentos que serão indispensáveis, desligando os demais; limpe-os e se possível guarde-os em outro local. 
Pequenas mudanças e a observação de detalhes significam grandes economias.

História do Apagão

           
Desde meados dos anos 70, o povo brasileiro convive com o risco de blecautes. Nesses trinta anos, já foram registrados mais de cinqüenta blecautes. A falta de energia por um curto período de tempo é normal em todo o mundo. Em média cada casa fica aproximadamente dez horas sem luz no Brasil.
            O apagão foi um sistema criado pelo governo com a intenção de diminuir o consumo de energia sem prejudicar ainda mais a população num futuro próximo.     
Mas antes de implantar esse sistema radical, onde o fornecimento de energia será interrompido por um período de tempo, o governo decidiu implantar um sistema de racionamento onde todos deverão reduzir seu consumo em 20%, bom, se a redução do consumo já é algo que está deixando todos doidos, imaginem o corte, infelizmente o apagão é burro, porque ao mesmo tempo em que penaliza as pessoas que abusam, penaliza também as
pessoas que estão economizando.
            Em relação a meta do governo, o ferro elétrico e a máquina de lavar passarão a funcionar por escala. A televisão, principalmente no fim de semana, pode ser substituída por livros, de manhã, ou bate-papo à luz de velas, à noite, já que as lâmpadas também consomem energia. Se isso vai ser suficiente, ainda não sabemos.
            Dentre os países que já passaram por esta experiência estão Colômbia, Argentina e Estados Unidos.

FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário