sábado, 9 de junho de 2012

Beisebol


         Jogo entre duas equipes de nove integrantes em que um jogador do time atacante usa um bastão para rebater a bola lançada pelo time defensor. É disputado num campo com quatro bases que formam um quadrado de 27,4m de lado. A partida, que dura em média 2h30 , divide-se em nove turnos , e os times alternam-se na defesa e no ataque.


Regras


Os jogadores atuam em quatro funções : Arremessador , rebatedor , apanhador e defensor. A cada turno , o rebatedor ( time atacante ) procura fazer pontos colocando a bola fora do alcance dos defensores adversários. Ele deve rebater com um bastão a bola lançada pelo arremessador ( time defensor ). Ao acertar a bola , o rebatedor inicia a corrida pelas quatro bases , no sentido anti-horário. Quando os defensores conseguem recuperar a bola , podem interromper a corrida do rebatedor , tocando seu corpo ou fazendo com que a bola chegue à base seguinte antes dele. Se isso acontece , o time atacante perde o ponto.
Uma volta completa do rebatedor  - home-run – equivale a 4 pontos ou a uma corrida. Vence a equipe que conseguir o maior numero de corridas. Assim que acaba o turno , as posições se invertem. Um turno corresponde a três tentativas der acertar a bola pelo rebatedor de cada time. A equipe visitante sempre começa no ataque. Quando o time da casa tem mais ponto após a metade do nono turno , o jogo é encerrado. Se houver empate no final do ultimo turno , a partida continua até que uma das equipes consiga vantagem.


Competições


         As principais disputas de amadores são o campeonato mundial , o Pan-Americano e o Sul-Americano. Tornou-se esporte olímpico nos jogos de Barcelona , em 1992 ( ver Olimpíadas ) , e tem como primeira campeã a equipe cubana , que vence também em 1996. O Brasil é campeão mundial juvenil amador em 1993. O beisebol profissional é praticado nos EUA , no Japão , no México e em alguns países da América do Sul , como a Venezuela.


FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário